Parario 2016

Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017

O prefeito José Crespo foi cassado em sessão extraordinária, por quebra de decoro e também prevaricação, com 14 votos a favor e só 6 contrários. Na mesma sessão, a Câmara deu posse à vice-prefeita Jaqueline Barcelos Coutinho, que governa a cidade desde o dia 25/8/2017.

TERMINAL SANTO ANTÔNIO TERMINAL SANTO ANTÔNIO RODOVIÁRIA RODOVIÁRIA
Bandeira do Município Bandeira do Município

O campo superior, formado pela diagonal, em amarelo ouro, significa a riqueza, força e fé do povo sorocabano de todos os tempos, bem como a pureza e constância que tem no trabalho construtivo, em todos os setores da atividade humana. O campo inferior vermelho simboliza o alto valor de muitas bandeiras sorocabanas que se foram com o ânimo valoroso e espírito decidido, em procura de glórias, alargando os horizontes da pátria e semeando o progresso.

O Brasão da Cidade ao centro, simboliza todos os aspectos e os feitos históricos de Sorocaba nele invocados, como a coroa mural, aonde uma flor de lírio sobre a porta principal relembra que ela foi fundada sob a invocação de Nossa Senhora da Ponte. A panóplia bandeirante, constituída por um gibão de armas, um arcabuz e um machado, recorda os papéis notáveis dos bandeirantes sorocabanos: Moreira Cabral, Fernão Dias, irmãos Paes de Barros e Miguel Sutil.

Os cavalos heráldicos relembram as feiras, que foram notáveis. A montanha recorda o Araçoiaba, de papel importante na história da mineração brasileira. O listão, onde está a divisa “Pro una libera pátria pugnavi” (sempre combati por uma Pátria Una e Livre), é uma alusão ao papel de Sorocaba com as feiras e manutenção da unidade sobre o listão, com a importância da indústria local. A bandeira foi aprovada pela Lei municipal n.358 de 1954.

Brazão Oficial da Cidade Brazão Oficial da Cidade

Na parte superior do escudo, bi-partido, a panóplia composta do gibão de armas, do arcabuz e do machado pintados ao natural com fundo vermelho, lembram os grandes bandeirantes sorocabanos Paschoal Moreira Cabral, Fernão Dias Falcão, os irmãos Paes de Barros e diversos outros. A parte inferior relembra a primitiva mineração do ferro, a primeira que se realizou no Brasil, nos arredores de Sorocaba (morro Araçoiaba), em montanha negra sobre fundo de ouro.

Os suportes do escudo, com dois unicórnios que são os cavalos heráldicos, recordam as feiras de muares de tão notável papel para a conservação da unidade nacional no sul do Brasil. O pequeno escudo com a flor de lírio sobre a porta principal da coroa mural, lembra a Nossa Senhora da Ponte. O autor do projeto e desenho do brasão foi o Dr. Affonso d'Escragnolle Taunay, instituído pelas Leis n.189 de 23 de março de 1925 e n.47 de 13 de setembro de 1948.

A divisa “Pro Una Libera Patria Pugnavi” ou “Pugnei pela Pátria Una e Livre”, recorda o importante papel de Sorocaba pelas feiras de muares e a parte que tomou nos acontecimentos nacionais da independência, como a criação do Batalhão de Sorocabanos e outros fatos relativos ao pendor de Sorocaba, pela implantação da liberdade no Brasil. A roda dentada estampada no listão, lembra a notável preeminência obtida hoje pela indústria sorocabana.
 

PREFEITURA MUNICIPAL PREFEITURA MUNICIPAL
GUARDA MUNICIPAL GUARDA MUNICIPAL
Gestão Pública Gestão Pública POLÍCIA AMBIENTAL POLÍCIA AMBIENTAL
CORPO DE BOMBEIROS CORPO DE BOMBEIROS
POLÍCIA MILITAR POLÍCIA MILITAR

GOVERNO MUNICIPAL

As eleições em Sorocaba só serão decididas no segundo turno e disputadas por Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB). Amary terminou o pleito com 39% dos votos válidos (127.685). Pannunzio ficou com 36,60% do total(116.526). O candidato Raul Marcelo do PSOL ficou em terceiro lugar, com 14,93% dos votos válidos (48.865). A pestista Iara Bernardi teve 10,47% dos votos (34.288). Dos 427.542 eleitores, cerca de de 67 mil deixaram de votar, o que representa 15,72%. Mais de 3,57% votaram em branco e 5,58% anularam o voto.

Com as urnas apuradas, o candidato Pannunzio (PSDB) foi eleito prefeito de Sorocaba (SP). O tucano teve 162.567 dos votos, o que representa 51.04% dos total apurado e por isso está eleito. O segundo colocado na corrida eleitoral, Renato Amary (PMDB), aparece com 155.923 votos (48.96% do total). Registraram-se 318.490 votos válidos, 21.579 nulos e 10.608 brancos.

Secretaria de Planejamento e Gestão - Rubens Hungria de Lara
 
Secretaria de Governo e Relações Institucionais (Comunicação) - João Leandro da Costa Filho
 
Secretaria de Administração (que acumula Parcerias) - Roberto Juliano
 
Secretaria de Finanças - Aurílio Sérgio Costa Caiado
 
Secretaria de Gestão de Pessoas - Rodrigo Antonio Maldonado Silveira
 
Secretaria de Desenvolvimento Social (Cidadania e Juventude) - Edith Maria de Giorgi
 
Secretaria de Cultura e Lazer - José Simões de Almeida Júnior
 
Secretaria de Educação - Dulcina Guimarães Rolim
 
Secretaria de Habitação e Urbanismo - Hélio Godoy
 
Secretaria da Saúde - Armando Martinho Bardou Raggio
 
Secretaria da Segurança Comunitária - Roberto Montgomery Soares
 
Secretaria de Esporte - Francisco Moko Yabiku
 
Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana - José Carlos Comitre
 
Secretaria de Negócios Jurídicos - Anésio Aparecido de Lima
 
Secretaria de Relações do Trabalho - Luís Alberto Firmino
 
Secretaria dos Transportes - Renato Gianolla
 
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Geraldo de Almeida
 
Secretaria do Meio Ambiente - Jussara de Lima Carvalho
Posse do Prefeito (1/1/2013) Posse do Prefeito (1/1/2013)