Parario 2016

Domingo, 22 de Outubro de 2017

ENSINO SUPERIOR

UNISO UNISO UFSCAR UFSCAR UNESP UNESP UNIP UNIP DIREITO - FADI DIREITO - FADI ENGENHARIA - FACENS ENGENHARIA - FACENS EDUCAÇÃO FÍSICA - FEFISO EDUCAÇÃO FÍSICA - FEFISO

UNISO

O principal exemplo de crescimento universitário na região é a Universidade de Sorocaba, que na última década firmou-se como um grande centro, mantendo um processo de ampliação planejado a longo prazo. Atualmente ela tem quase 9000 estudantes em cerca de 30 cursos de graduação e tecnológicos, sendo grande parte deles criados a partir de 1994, quando foi oficialmente instituída a Universidade. A Uniso é filiada à Associação Brasileira das Universidades Comunitárias.

A grande missão da Universidade, formada pelos campos Seminário, Trujillo e Raposo, que tem no último um dos mais bem estruturados do Brasil, é "ser uma Universidade Comunitária que, através da integração de ensino, da pesquisa e da extensão, produza conhecimentos e forme profissionais, em Sorocaba e Região, para serem agentes de mudanças sociais, à luz de princípios cristãos". É hoje um modelo de ensino universitário, que já recebe estudantes de cidades da região e do Brasil.

UFSCAR

O ministério da Educação autorizou a contratação e nomeação de professores, para atuar no novo campus da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), instalado em Sorocaba. Isto permitiu que ele funcionasse com 5 cursos, nas áreas de biologia e do turismo. A portaria n. 776 teve publicação no Diário Oficial da União e vem simbolizar a oficialização da extensão da universidade federal em Sorocaba. Na inauguração do novo campus visitou a cidade o presidente Lula da Silva.

O prefeito sorocabano baixou o decreto que declarou de utilidade pública, para desapropriação em favor da Ufscar, 700 mil m2 na rodovia João Leme dos Santos, dando os direitos possessórios do imóvel por 20 anos. Estão instalados em Sorocaba os cursos de ciências biológicas, com ênfase em biologia da conservação; licenciatura em ciências biológicas; turismo, com ênfase em turismo ecológico e histórico-cultural; engenharia de produção e engenharia florestal.

UNIP

A Universidade Paulista - UNIP, iniciou as atividades em 9 de novembro de 1988. Hoje, em razão do processo de evolução por meio de proposta acadêmica moderna, vem sempre expandindo suas atividades por diversos campus, visando preparação de recursos humanos altamente qualificados, demandados pela política de desenvolvimento nacional. Vem sendo reconhecida como importante centro de produção de conhecimentos, atuando no ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação.

Reconhecida como pólo de conhecimento em Sorocaba, entre as universidades da região, também acabou revelando o alto potencial de seu mercado para outras instituições interessadas em investir aqui. Agora, a UNIP oferece mais de 35 cursos e já ocupa o segundo lugar em número dos alunos matriculados, cerca de 5000. Agora ela vem direcionando firmemente o seu atual crescimento para atender principalmente à demanda de pós-graduação, com a ampliação constante das atividades.

FADI

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, entregou o seu selo de qualidade “OAB Recomenda” à Faculdade de Direito de Sorocaba (Fadi), no ano em que a instituição completou 50 anos. Ela teve o seu nome incluído na lista dos 87 cursos de Direito que receberam o selo no país. Em todo o Brasil há 1017 faculdades de Direito. O Estado de São Paulo reúne cerca de 300 delas e só 12 (uma é a sorocabana) constam da lista que recebeu o OAB Recomenda.

Este selo de qualidade é emitido pela OAB para os cursos jurídicos com maior índice de qualidade, nos últimos anos. Constam do programa só as instituições de educação superior bem avaliadas no Exame Nacional de Cursos (ENC-Provão), bem como nas edições do Exame de Ordem e análises da Comissão de Ensino Jurídico. Para a 24ª Subseção da OAB em Sorocaba, a Fadi com sede no bairro Vergueiro tem alto índice de aprovação e é ícone no cenário jurídico.

FACENS

A Facens (Faculdade de Engenharia de Sorocaba) completou 30 anos, em 2006. Em três décadas de existência, a missão da Faculdade, criada em 30 de setembro de 1976, manteve-se a mesma: transmitir conhecimentos, proporcionar um ensino qualificado e diferenciado e, sobretudo, formar engenheiros-cidadãos. Atualmente instalada em belo campus de quase 100 mil m², no km 1,5 da rodovia Castelinho, é conceituada em todo o Brasil e também internacionalmente.

A Faculdade de Engenharia de Sorocaba oferece 4 cursos de graduação em Engenharia: Elétrica, Civil, da Computação e Mecânica. Atualmente, a Facens possui 1500 alunos, distribuídos pelos 4 cursos. Em 30 anos de história, formou 2425 profissionais. A sua preocupação com a comunidade é constante. Pelo menos 80% dos alunos formados se beneficiaram de bolsa de estudos. Parte da receita da faculdade sorocabana (20%) é direcionada para projetos com cunho social.

LEITURA SOROCABANA

BIBLIOTECA MUNICIPAL BIBLIOTECA MUNICIPAL BIBLIOTECA INFANTIL BIBLIOTECA INFANTIL GABINETE DE LEITURA GABINETE DE LEITURA

Gabinete de Leitura Sorocabano foi fundado por alemães que residiam aqui e o seu primeiro presidente foi Maylasky. O atual prédio ao lado da Catedral, foi construído em 1959. Entre as inúmeras publicações, o seu acervo com 35.000 livros possui verdadeiras relíquias, como várias edições que datam do século 18. Um dos grandes destaques é a sua hemeroteca, entre as mais ricas do Estado de São Paulo. Figuras como Dom Pedro II aparecem no seu livro de assinaturas.

UNIDADES "SABE TUDO"

Os novos “Sabe Tudo” de Sorocaba tem videomonitoramento e telefones por Internet, que é chamado “voip” (voice on ip). O local é monitorado 24 horas por câmeras internas e externas que enviam todas suas imagens pelo sistema “wirelless” sem utilização de cabos, munidas com o sensor de presença que gravam imagens até no escuro. Cada unidade custa R$ 300 mil. Os prédios padronizados são anexos a escolas, verticais, design arrojado, 200 m2 área construída.

Todas as atuais máquinas do “Sabe Tudo” também estão equipadas com seu “thin client”, um terminal inteligente de alta produtividade, que serve também para substituir computadores convencionais (CPU)  permitindo a utilização exclusiva ao serviço desejado. É ferramenta educacional já fundamental com acesso à Internet e gestão de conteúdo além da aplicação do programa “fire wall” que pode filtrar a comunicação eletrônica e bloquear os sites impróprios.

FEIRA DAS PROFISSÕES FEIRA DAS PROFISSÕES


OFICINA DO SABER OFICINA DO SABER
Roteiro Educador Roteiro Educador

Cidade Interativa 3D