Parario 2016

Sábado, 27 de Maio de 2017

LITERATURA SOROCABANA

O livro “SOROCABA-BRASIL: EMPRESAS GLOBAIS” presta uma homenagem a 100 empresas já estabelecidas no município que são numeradas em ordem alfabética, escrito em momento histórico para a cidade e toda a sua região, quando a montadora de automóveis japonesa Toyota e o novo Parque Tecnológico de Sorocaba estão prestes a se tornar realidade. Ambos já representam uma moderna e promissora etapa no progresso local, trazendo junto outras novas empresas mundiais.

Em Sorocaba empresas transnacionais tem contribuído de forma decisiva ao progresso econômico e maior qualidade de vida da população. Após estudos com diversas cidades como opções para se instalar no Brasil, muitas multinacionais tem escolhido a nossa para produzir aqui a nível nacional, latino americano e mundial. Esta obra presta um reconhecimento público ao papel desempenhado em prol do desenvolvimento regional, considerando sempre os compromissos sociais e ambientais.

Esta nova obra traz informações sobre história, atualidade e futuro de cada uma das 100 empresas descritas. Os recursos, tecnologias de ponta e práticas de gestão, estimulam a competição, o que faz com que empresas brasileiras, se tornem mais produtivas. Multinacionais aumentam na cidade as atividades de Pesquisa & Desenvolvimento Tecnológico, trazendo benefícios para todos. A hora é de conhecer melhor este universo fixando aqui a cultura da inovação. É o objetivo deste trabalho.

As informações contidas na presente publicação são oriundas exclusivamente de pesquisas feitas pelo autor, disponíveis através da imprensa especializada e dos outros meios de domínio público, como a Internet. O objetivo é possibilitar um maior conhecimento sobre as empresas mundiais que estão ao nosso redor, para tornar possível a inovadora convivência. Desde nossa cidade são agora produzidas mercadorias para os 5 continentes, enquanto sorocabanos ficam no centro do planeta.

Com alta competitividade, abertura de mercados e tecnologias, as multinacionais em Sorocaba tem muitas oportunidades. Embora analistas e ONGs critiquem o seu fortalecimento, esse bicho-papão não existe. Os países tem impactos positivos em relação à presença de empresas globais: há mais produtividade e qualidade de vida, com redução dos preços e melhores produtos para os cidadãos.  Elas são bem vindas, com responsabilidade social e ambiental, em benefício da comunidade local.

Gabinete de Leitura Sorocabano Gabinete de Leitura Sorocabano
Gabinete de Leitura Sorocabano foi fundado por alemães que residiam aqui e o seu primeiro presidente foi Maylasky. O atual prédio ao lado da Catedral, foi construído em 1959. Entre as inúmeras publicações, o seu acervo com 35.000 livros possui verdadeiras relíquias, como várias edições que datam do século 18. Um dos grandes destaques é a sua hemeroteca, entre as mais ricas do Estado de São Paulo. Figuras como Dom Pedro II, aparecem no livro de assinaturas.

        O inédito livro “TOYOTA SOROCABA”, em seus 10 capítulos, felicita e presta um agradecimento público à montadora de automóveis Toyota Motor Corporation-TMC por ter escolhido a cidade de Sorocaba, para a instalação de sua primeira fábrica ecológica no continente com o conceito “Ecofactory”. O seu capítulo 1 traz informações da empresa global nipônica como líder no mercado automotivo do planeta, enquanto no capítulo 2 encontram-se dados de quase 55 anos aqui no Brasil. O capítulo 3 enaltece veículos da marca Toyota. 

       Por seu lado, o capítulo 4 informa sobre a participação em eventos nacionais e mundiais. No capítulo 5, toda amizade e cooperação nas relações bilaterais ao longo do tempo entre os brasileiros e japoneses. Mas é seu capítulo 6, que mostra porque a “Manchester Paulista” foi a cidade escolhida pela TMC para instar a sua nova unidade produtiva no Brasil. Além disso, em complemento, capítulo 7 oferece dados do amplo potencial de toda a próspera região que vem liderada pelo município de Sorocaba/SP.

       O capítulo 8 descreve a importância que a Toyota atribui ao tema ecológico e seu grande comprometimento com nosso Meio Ambiente. É no capítulo 9 que se encontra a política e a prática da Toyota em responsabilidade social, nas comunidades brasileiras em que atua, no país como um todo e a nível internacional. Por último, o capítulo 10 busca disponibilizar para os leitores, as informações até agora trazidas para conhecimento público sobre a inovadora fábrica de Sorocaba. Muito bem vinda Toyota.

      Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável de nossos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar uma possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. A ECO-92 (Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro em 1992, consolidou no mundo inteiro o novo e até agora atual conceito de desenvolvimento sustentável. Outra conquista importante foi a Agenda 21, que é um programa visando “sustentabilidade global” no século XXI.

      A “Cúpula da Terra sobre o Desenvolvimento Sustentável” de Joanesburgo, em 2002, já reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental). Sustentabilidade é parte da estratégia das empresas modernas, intimamente relacionada com responsabilidade social das organizações. Além disso, a idéia adquire contornos de vantagem competitiva. Em Sorocaba 2012, ela pode ser entendida através do conceito “Ecofactory” da nova fábrica da Toyota.

BIBLIOTECA MUNICIPAL BIBLIOTECA MUNICIPAL
GABINETE DE LEITURA GABINETE DE LEITURA
Espaço de Leitura do Empreendedor Espaço de Leitura do Empreendedor
BIBLIOTECA INFANTIL BIBLIOTECA INFANTIL