Parario 2016

Segunda-Feira, 25 de Setembro de 2017

TOYOTA MOTORS EM SOROCABA

Com 5 anos de operação, a fábrica da Toyota em Sorocaba, onde é produzido o Etios, amplia a produção. Atualmente a montadora emprega 1.780 trabalhadores na cidade. A planta recebeu investimento inicial de US$ 600 milhões e adicionais de R$ 1 bilhão a partir de janeiro de 2015, para expandir a capacidade de produção de 74 mil veículos ao ano para 108 mil unidades.

A fábrica foi inaugurada em 9 de agosto de 2012. Em 2016, a Toyota vendeu 67.770 unidades do Etios no Brasil, quantidade recorde. O modelo é exportado para sete países da América Latina: Argentina, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Honduras e Venezuela. Das 93.598 unidades produzidas em 2016, mais de 26 mil foram vendidas para esses mercados.

LIVRO: Mario Pereira Neto

       O inédito livro “TOYOTA SOROCABA”, em seus 10 capítulos, felicita e presta um agradecimento público à montadora de automóveis Toyota Motor Corporation-TMC por ter escolhido a cidade de Sorocaba, para a instalação de sua primeira fábrica ecológica no continente com o conceito “Ecofactory”. O seu capítulo 1 traz informações da empresa global nipônica como líder no mercado automotivo do planeta, enquanto no capítulo 2 encontram-se dados de quase 55 anos aqui no Brasil. O capítulo 3 enaltece veículos da marca Toyota. 

       Por seu lado, o capítulo 4 informa sobre a participação em eventos nacionais e mundiais. No capítulo 5, toda amizade e cooperação nas relações bilaterais ao longo do tempo entre os brasileiros e japoneses. Mas é seu capítulo 6, que mostra porque a “Manchester Paulista” foi a cidade escolhida pela TMC para instar a sua nova unidade produtiva no Brasil. Além disso, em complemento, capítulo 7 oferece dados do amplo potencial de toda a próspera região que vem liderada pelo município de Sorocaba/SP.

       O capítulo 8 descreve a importância que a Toyota atribui ao tema ecológico e seu grande comprometimento com nosso Meio Ambiente. É no capítulo 9 que se encontra a política e a prática da Toyota em responsabilidade social, nas comunidades brasileiras em que atua, no país como um todo e a nível internacional. Por último, o capítulo 10 busca disponibilizar para os leitores, as informações até agora trazidas para conhecimento público sobre a inovadora fábrica de Sorocaba. Muito bem vinda Toyota.

      Segundo o Relatório de Brundtland (1987), o uso sustentável de nossos recursos naturais deve “suprir as necessidades da geração presente sem afetar uma possibilidade das gerações futuras de suprir as suas”. A ECO-92 (Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento), realizada no Rio de Janeiro em 1992, consolidou no mundo inteiro o novo e até agora atual conceito de desenvolvimento sustentável. Outra conquista importante foi a Agenda 21, que é um programa visando “sustentabilidade global” no século XXI.

      A “Cúpula da Terra sobre o Desenvolvimento Sustentável” de Joanesburgo, em 2002, já reafirmou os compromissos da Agenda 21, propondo maior integração das três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental). Sustentabilidade é parte da estratégia das empresas modernas, intimamente relacionada com responsabilidade social das organizações. Além disso, a idéia adquire contornos de vantagem competitiva. Em Sorocaba 2012, ela pode ser entendida através do conceito “Ecofactory” da nova fábrica da Toyota.